Coletar amostras para análise de água, o proprietário pode fazer
Coletar amostras para análise de água, o proprietário pode fazer?
fevereiro 25, 2019
Análise de água, saiba o que determina a qualidade da água mineral
Análise de água, saiba o que determina a qualidade da água mineral
março 7, 2019
Análise de água para poço semi-artesiano, é possível haver água mineral

Você sabia que existe uma diferença entre análise de água para poço semi artesiano e poço artesiano? Será que encontramos água mineral nos dois tipos de poços? Este arte trás a sua resposta!

A procura por perfurações de poços tem se intensificado nos últimos anos principalmente em virtude da escassez dos recursos hídricos provocada pelas ações humanas que estão gerando desequilíbrios ambientais.

Hoje em dia, não só grandes propriedades rurais, mas cada vez mais condomínios, fábricas, empresas e até pequenas propriedades particulares procuram o serviço como forma de garantir o abastecimento de água ou mesmo lucrar com a exploração desse tipo de sistema.

Mas, se você pretende perfurar um poço, se é um proprietário de um novo poço ou possui um poço há muito tempo, é importante conhecer o básico sobre essa estrutura para tomar as decisões corretas.

Você sabe que há diferentes tipos de poços, como artesianos e semi-artesianos? Será que é possível encontrar água mineral em um poço semi artesiano? Qual a qualidade da água extraída de ambos?

Você sabe o que é um poço artesiano?

Ao pesquisar sobre a perfuração de um poço para sua propriedade ou negócio, você pode ter encontrado o termo “artesiano”, mas o que isso realmente significa?

Em primeiro lugar, quanto à sua caracterização, a água subterrânea artesiana é semelhante àquela encontrada em qualquer outro tipo de água subterrânea, a única diferença diz respeito ao processo para a chegada até a superfície.

Um poço artesiano é simplesmente um poço que não requer uma bomba para levar água à superfície; isso ocorre quando há pressão suficiente no aquífero. A pressão força a água para a superfície sem qualquer tipo de assistência.

E um poço semi artesiano?

Diferente do poço artesiano, os poços semi-artesianos são menos profundos e não possuem a pressão necessária para elevar a água até a superfície. Desta forma, eles dependem de bombas submersas para que a água alcance o topo.

Normalmente estas bombas ficam submersas, mas há casos – como nos poços rasos –, em que podem ser usadas bombas injetoras ou bombas centrífugas. A especificação de cada bomba depende da vazão do poço, da profundidade de sua instalação e da altura do poço.

É necessário fazer analise de água para poço semi artesiano?

Da mesma maneira, a água extraída, tanto do poço artesiano, quanto do semi-artesiano pode ser consumida.

No entanto, é recomendado que seja feita uma análise de potabilidade antes do consumo humano para a segurança da saúde daqueles que a ingerirem. Isto porque a água subterrânea possui as características químicas das rochas que ela atravessa.

Além disso, o perfil qualitativo da água do poço deve atender às exigências legais de potabilidade para consumo humano nos aspectos químico, físico e bacteriológico definidos pelo Ministério da Saúde.

Água Potável x Água Mineral

Existem vários conceitos atribuídos à água, dentre eles a ideia de potável ou não potável.

Quando a água é potável, isso quer dizer que ela está apta ao consumo humano, sem que haja o risco de contaminação ou de contrair doenças, pois ela não estará contaminada por elementos químicos.

Assim, uma água potável é aquela que pode ser consumida tanto por humanos, quanto por animais, sem haver riscos à saúde. Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano.

Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.

Já a água mineral possui componentes químicos adicionais, naturais ou artificialmente adicionados.

Toda água mineral, neste sentido, possui elementos a mais do que aqueles apresentados pelas demais águas potáveis, são sais, compostos de enxofre e gases, os quais estão dissolvidos neste tipo de água.

É possível encontrar água mineral através de análise de água para poço semi artesiano?

Conforme o Código de Águas Minerais, a água mineral é aquela proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas (por meio de bombeamento).

No entanto, embora as águas minerais sejam originárias das águas subterrâneas que infiltraram através do solo, elas diferenciam-se das demais águas subterrâneas por atingirem maiores profundidades, devido a condições especiais do solo em que estão armazenadas.

Esta infiltração maior fornece condições físico-químicas especiais à água, como: maior dissolução de sais minerais, maior temperatura e pH alcalino.

Tendo em vista que a perfuração de um poço semi-artesiano é feita de forma menos profunda, até antes da camada rochosa, embora a água extraída seja de qualidade, potável e adequada para o consumo, não é possível encontrar água mineral em poços semi-artesianos.

Agora que você sabe que nem todo poço fornece água mineral, é importante saber que todo reservatório precisa passar pela análise de água para que o reservatório e a água sejam colocados à disposição para consumo humano.

O laboratório Laboprime realiza análise de água para poço artesiano, semi artesiano e outros reservatórios para que as pessoas consumam água de qualidade e que não apresente um risco à saúde da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
Fale conosco pelo WhatsApp