Análise de efluentes industriais, cuidados fundamentais a serem tomados
Análise de efluentes industriais, cuidados fundamentais a serem tomados
abril 25, 2019
Análise de efluentes para postos de combustível
Análise de efluentes para postos de combustível
abril 25, 2019
Análise de água e afluentes para hospitais, como a Laboprime pode ajudar

Nas unidades de atendimento hospitalar, a preocupação com locais de contaminação é freqüente. Toda a cautela é indispensável quando se fala de higiene hospitalar. Por isso, a realização de análise de água e afluentes para hospitais é de vital importância nos dias de hoje.

Afinal, a limpeza é indispensável a fim de evitar infecções e outras enfermidades.

Em função disto, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) exigem regularidade na efetuação de análise de água e afluentes para hospitais.

Para que a prevenção e o acompanhamento da excelência de água que é utilizada nos mais variados procedimentos dentro destes lugares.

Além disso, o hospital necessita contar com um auxílio de empreendimentos devidamente acreditados pelos órgãos de regulamentação.

Com o suporte de um laboratório com experiência e aprovado pelas autoridades competentes, se torna muito mais simples cumprir todos os requisitos da legislação ambiental em vigor no Brasil.

Basicamente, o hospital precisa estar de acordo com a portaria 518, oficializada no ano de 2004 pelo Ministério de Saúde, bem como a norma 357/05 referente ao trabalho da CONAMA.

Levando tudo isso em consideração, tanto a água quanto os efluentes são adequadamente avaliados. Isso porque a entidade escolhida necessita fazer as coletas de material para executar os testes físico-químicos / microbiológicos.

O objetivo é assegurar a preservação e acompanhamento das taxas consideradas apropriadas no território nacional.

Como ocorre a análise de água e afluentes para hospitais?

Cada uma das utilizações tanto da água (higiene individual dos colaboradores e pacientes, preparação das refeições, limpeza dos quartos, higienização dos equipamentos de saúde e procedimentos em geral), quanto dos efluentes demandam características específicas que estabelecem os critérios de segurança para a sua aplicação.

Por isso, é essencial estar com tudo em ordem no momento de realizar a análise de água e afluentes para hospitais.

Confira todos os detalhes para que ambas as avaliações sejam feitas de maneira bem sucedida.

Análise dos efluentes

A avaliação dos efluentes pode favorecer programas de saúde, unidades hospitalares, clínicas de atendimento médico, clínicas odontológicas, locais para realização de exames, farmácias, laboratórios, entre outros.

Processos

De maneira geral, a escolha de material pelo laboratório passa por quatro fases.

No primeiro momento, um profissional qualificado apanha o material necessário para efetuar a análise de água e afluentes para hospitais e o  material é levado ao laboratório.

A partir daí, há diversas operações a serem cumpridas: a recepção, o cadastramento, o preparo e a avaliação do material conforme o método escolhido pelos órgãos de regulamentação. A última etapa é divulgar esses resultados ao respectivo cliente.

Análise da água

A análise de água e afluentes para hospitais pode ser feita nos poços artesianos, minas, piscinas, cisternas, lagos, rios e até açudes. Desde que todos os processos estejam de acordo com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde.

Tudo começa com a retirada de material, sendo deixado no laboratório para ser cadastrado, preparado e analisado levando em conta os requisitos da NBR e Standard Methods.

No fim das contas, os resultados obtidos são transmitidos ao cliente para que se possa tomar as devidas providências.

Análise de água e afluentes para hospitais no Laboprime

Fica evidente que a análise de água e afluentes para hospitais precisa ser realizada em um laboratório de prestigio.

A Laboprime é uma das opções a sua disposição. Cumpre todos os requisitos exigidos pelas entidades regulamentadoras no território nacional.

O Laboprime abriu as portas em 2012, com o objetivo de atender as demandas do mercado de avaliações de alto nível em diversos ambientes.

Desde o começo dos trabalhos, o empreendimento busca fornecer um serviço de excelência e altamente profissional a sua clientela.

Vale salientar que a Laboprime conquistou a primeira certificação em um curto espaço de tempo. Essa certificação ocorreu somente 365 dias depois da aquisição da estrutura do laboratório e foi concedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). A acreditação com o INMETRO foi obtida em 2016.

Hoje em dia, a Laboprime presta serviço de análises físicas químicas e microbiológicas, em amostras de água, efluentes, alimentos, materiais e agentes químicos.

Todo o processo é realizado com tecnologia de ponta. Precisa de suporte para realizar uma análise de água e afluentes para hospitais? Entre em contato com a equipe Laboprime e conheça a companhia!

1 Comentário

  1. eliane bustamante disse:

    Solicito por gentileza, orçamento controle de qualidade agua hospitalar tres pontos: Centro Cirurgico, CME, Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes