Análise de água para poço semi-artesiano, é possível haver água mineral
Análise de água para poço semi artesiano, é possível haver água mineral?
fevereiro 28, 2019
Análise de água, saiba o que determina a qualidade da água mineral
Análise de água, saiba o que determina a qualidade da água mineral
março 7, 2019
Análise de água para poço em Santa Catarina

A água é o recurso natural mais importante do mundo. Há uma facilidade enorme em achar água para poço em nosso estado. O que pode ser um risco caso não seja tratado de forma adequada. Por isso é de extrema importância que seja feito análise de água para poço em Santa Catarina.

No caso da água extraída do subsolo por meio de poços de abastecimento, o cuidado deve ser ainda maior, já que a água subterrânea pode ser um reservatório de diversos micro-organismos patógenos e conter contaminantes químicos.

Tendo em vista que em Santa Catarina apenas 6,85% da população urbana possui coleta de esgoto e apenas parte deste volume coletado consegue ter tratamento satisfatório.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a análise de água para poço em Santa Catarina é um procedimento obrigatório a ser realizado em poços tubulares profundos de todos os tipos – tanto os artesianos quanto os semi-artesianos.

Essa análise deve ser feita antes do poço começar a operar e periodicamente durante seu funcionamento para garantir que a água captada seja limpa e adequada ao consumo humano.

Por que fazer análise de água para poço em Santa Catarina?

O objetivo da análise de água para poço em Santa Catarina é avaliar se a água captada é própria para o consumo.

Essa análise é feita visando preservar a saúde e a segurança das pessoas que fazem uso dela.

Por exemplo, caso o resultado da avaliação realizada aponte algum tipo de irregularidade, é necessário realizar a limpeza e desinfecção do poço para que ele se enquadre às exigências do Ministério da Saúde e dos demais órgãos responsáveis pela sua fiscalização no estado em questão.

Na análise de potabilidade são realizados testes para saber se a água está isenta de micro-organismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.

Essa avaliação deve seguir os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e apresentados na Portaria 2914/2011.

Essa portaria determina a realização de laudos periódicos, estabelecendo parâmetros quanto ao padrão microbiológico aceitável de turbidez; de desinfecção e cloração; de componentes químicos; e o organoléptico (relativo à influência sobre paladar e demais sentidos do corpo físico).

Importância da análise da água de poço

Analisar a qualidade da água extraída dos poços é essencial para a saúde de quem a consome.

Isso porque as águas contaminadas por procedimentos indevidos podem conter nitrato, nitrito e coliformes que acabam por prejudicar a saúde de quem os ingere.

Os micro-organismos (bactérias) presentes podem causar sérias doenças acrescidas de sintomas como diarreia, náuseas e vômito.

Podem, até mesmo, em situações mais delicadas, causar doenças mais graves, como a hepatite A, em pessoas que consomem esse tipo de água.

Já os íons que podem estar presentes na água são responsáveis pela intensificação da propensão do indivíduo em adquirir câncer, visto que o nitrito pode reagir com os compostos de amina presentes no organismo, formando nitrosaminas, substâncias altamente cancerígenas.

Esses íons também apresentam um alto teor de gordura e de sal, que são responsáveis por ocasionar doenças relacionadas com a hipertensão.

Desta forma, para evitar enfermidades e para ter ciência de que a água de seu poço está nas devidas condições para utilização e consumo, é aconselhável fazer uma análise de potabilidade de água periodicamente.

A partir dessa análise será possível verificar se a concentração de íons em sua água corresponde ao indicado para o consumo.

Também será possível constatar se a água possui coliformes totais e coliformes termotolerantes por meio do estudo dos parâmetros microbiológicos. Por fim, será viável analisar ainda a turbidez e o pH da água em questão.

Contrate um laboratório confiável para análise de água para poço em Santa Catarina

A Laboprime é um laboratório de análises de água de última geração, com grande experiência em testes de água subterrânea, água de superfície, abastecimento de água e efluentes para uma gama completa de compostos regulados e não regulados.

O laboratório conduz toda a análise de água de acordo com as diretrizes federais e estaduais e os requisitos do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os serviços disponíveis para análise de água para poço em Santa Catarina são:

  • Águas de Caráter Bruto e Águas Tratadas
  • Águas de Produção, Águas de Utilidade e Efluentes Industriais
  • Análises Ecotoxicológicas
  • Coleta e preservação de amostras (Normas ABNT)

Conheça as certificações da Laboprime

A Laboprime é credenciada pela CIDASC, que tem como missão executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

A Laboprime também é habilitada pela Rede Brasileira de Laboratório Analíticos em Saúde, REBLAS, através da RE n° 3.332, de 9 de dezembro de 2016; além de possuir certificação da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco) e acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entender a importância dessas análises é o primeiro passo para proteger você e sua família de possíveis contaminações, evitando problemas futuros.

O segundo é conhecer empresas de qualidade que possam realizar este trabalho na sua região.

Ficou interessado? A Laboprime possui uma equipe técnica treinada e especializada para a realização de coleta e preservação de amostras conforme norma técnica ABNT.

Entre em contato conosco através dos nossos canais e faça seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
× Fale conosco pelo WhatsApp