Higiene ocupacional e segurança no trabalho, uma relação estreita
Higiene ocupacional e segurança no trabalho, uma relação estreita
janeiro 31, 2019
Laboratório de análise de solo, o que esperar dele?
Laboratório de análise de solo, o que esperar dele?
fevereiro 7, 2019
Análise de água para postos de combustíveis

É essencial que as atividades do setor petroquímico sejam monitoradas para que ocorram as análises de água nos postos de combustíveis.

O setor petroquímico vem chamando a atenção, sendo apresentado como um provocador de impactos na natureza, desde a extração das matérias primas até o repasse dos seus produtos industrializados.

É indispensável que ocorra esse tipo de fiscalização nos locais de comercialização de gasolina, diesel, etanol e outros, para garantir a segurança do consumidor e a diminuição de qualquer dano ao meio ambiente devido a falhas nas instalações subterrâneas ou nos sistemas operacionais.

Vale salientar que esses processos de análise da água nos postos deve ser realizado apenas por técnicos especializados no segmento, obedecendo assim os critérios impostos pelas agências de fiscalização.

É indispensável que esses prestadores de serviços estejam de acordo com as exigências dos órgãos de fiscalização. Afinal, esse processo representa o investimento de tempo e dinheiro e necessita ser bem-sucedido.

 

A Coleta da água

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, na análise de água para postos de combustível precisa ocorrer a retirada da água estagnada, essa água não poderia ser representativa do nível da água do local nos poços vistoriados.

 

É necessário somente realizar a coleta no local adequado minimizando-se os distúrbios da água no poço.

 

Essas amostras precisam ser retiradas de acordo com a legislação e respeitando a topografia da propriedade. Essas águas são mantidas em dois frascos distintos para a avaliação BTEX, ou seja, Xilenos, Benzeno, Tolueno e Etilbenzeno.

 

A outra unidade será destinada para análise de HPAs (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos) com capacidade de um litro.

 

A análise de água para postos de combustível ainda demanda que esses frascos sejam devidamente identificados. A etiquetação deve ter os seguintes dados: localização, profundidade, concentração de VOC, data e hora, nome do profissional e tipo da amostra.

 

Posteriormente, esses fracos precisam ser colocados em uma estrutura térmica no transporte com temperatura controlada. Além disso, esse processo de coleta precisa ser duplicado e refrigerado. Isso acontece para que a análise de água para postos de combustível possa ser executada com a chance mínima de erros ou necessidade de repetição.

 

A análise de água em postos de combustível tem como o objetivo apontar a ocorrência de contaminação ou alteração no solo e água da região e indicar estratégias para a inibição destes problemas, garantindo assim a proteção do meio ambiente e população.

 

Está precisando efetuar esse tipo de avaliação no seu posto de combustível?  Entre em contato com equipe Laboprime e tire as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
× Fale conosco pelo WhatsApp