Análise de Coliformes Termotolerantes
Análise de Coliformes Termotolerantes
setembro 18, 2019
Análise de Coliformes Totais e E. Coli
Análise de Coliformes Totais e E. Coli
setembro 23, 2019
análise de bactérias heterotróficas

As bactérias heterotróficas se alimentam de matéria orgânica de outros seres vivos. Elas são responsáveis pela fermentação e tem diferentes aplicações. Porém, em alguns casos, elas podem causar doenças e por isso, a análise de bactérias heterotróficas é fundamental. 

As bactérias heterotróficas, também são conhecidas por parasitas e em excesso pode causar sérias doenças como gonorreia, sífilis, coqueluche, cóleras, etc. 

 

Importância da análise de bactérias heterotróficas

Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 82% das doenças ocorridas nos países em desenvolvimento acontecem por contaminação da água. No Brasil, o controle da qualidade de água para consumo humano é legislado peal PRC 05 de 2017

A portaria  Nº 2.914/2011 estabelece a contagem das bactérias heterotróficas como indicador da qualidade da água potável para consumo humano. Para que a água seja considerada potável, ela deve indicar um limite de 500 UFC.

Verificar a potabilidade da água e saber se o consumo humano é seguro é obrigação de indústrias e empresas. Esta obrigação faz parte das obrigações das condicionantes da ANVISA.

 A verificação é dividida em várias classes de análises de água: análise físico-química de substâncias que causam risco à saúde e análise bacteriológica que checa substâncias microbiológicas da água para consumo humano.

É importante manter o controle de qualidade microbiológica da água. Densidades elevadas de bactérias heterotróficas podem determinar a baixa qualidade da água, caracterizada por produção de películas e limo, desenvolvimento de sabores e odores desagradáveis. 

A análise e controle de bactérias heterotróficas são eficientes para avaliar as condições higiênicas dos reservatórios d´água de indústrias e empresas e redes de distribuição. 

Consequências da falta de análise bactérias heterotróficas para empresas

Além de colocar em risco a saúde da população e de seus colaboradores, se empresas, indústrias e postos de combustíveis não realizarem a análise de bactérias heterotróficas de maneira constante, ainda correm o risco de serem multadas. 

 

De acordo com o que sua licença com a ANVISA estabelece, essas análises precisam ser feitas pelas empresas para garantir que a água oferecida aos funcionários para dessedentação e produção de alimentos esteja de acordo com a legislação. de sua empresa preconiza, estas análises devem ser feitas de forma periódica, para que não haja problemas com a ANVISA.

 

Se precisar de auxílio quanto a isso, ou de análises periódicas, entre em contato com a Laboprime, que poderemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes