A análise de cloro livre é importante para a determinação da potabilidade da água. Neste sentido, esta é uma análise feita de forma periódica em centros de tratamento e distribuição de água.
O cloro livre, juntamente com as análises de cor da água (aparente e real), ajudam a determinar a segurança da potabilidade da mesma, bem como a ausência de patógenos.
Leia também: Análise de sulfato em água e efluentes
Esta análise se dá através da medição de cloro ativo na água, essa medição dará a quantidade de cloro residual livre. Para isso, são utilizados diferentes parâmetros.
Como já sabemos, o cloro é responsável por eliminar agentes patógenos da água, bem como impurezas. Neste sentido, é fundamental que a água que chega pronta para o consumo, seja nas casas ou estabelecimentos comerciais, tenha um total de cloro livre mínimo. Isso garante que a ingestão desta água seja segura.
Como do ponto onde a água entra na tubulação de distribuição, até o consumidor final, há um caminho a ser percorrido, existe a perda e mistura do cloro livre. Com isso, pode ocorrer perda da quantidade ideal da substância, fazendo com que a potabilidade da água possa ser prejudicada.
Segundo a PRC 05 de 2017, a concentração de cloro livre na água para consumo humano deve seguir os índices da tabela abaixo:
A OMS estabelece que a concentração de cloro livre na água deve estar entre 0,2 a 2,0 mg/L.
A mesma PCR estabelece que a periodicidade das análises de cloro livre devem ser de 2 em 2 horas no caso de mananciais superficiais e de 2 vezes por semana em mananciais subterrâneos.
A Laboprime Laboratórios conta com todas as certificações necessárias para realizar a análise de cloro livre em água, garantindo a fidedignidade dos resultados. Entre em contato conosco.