análise de ecotoxicidade
Análise de Ecotoxicidade Daphnia Magna e Vibrio Fischeri
setembro 18, 2019
análise de bactérias heterotróficas
Análise de Bactérias Heterotróficas
setembro 23, 2019
Análise de Coliformes Termotolerantes

Os coliformes fecais são chamados atualmente de coliformes termotolerantes. Eles vivem no intestino de homens e animais e podem causar sérias doenças aos seres humanos. Por isso, é fundamental que indústrias e outras empresas façam análise de coliformes termotolerantes nos corpos d´água.

De acordo com a PRC 05/2017, os coliformes termotolerantes são: “Bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º – 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.”

A importância da análise de coliformes termotolerantes

Os coliformes termotolerantes são utilizados como parâmetros de qualidade de água e indicam se houve contaminação por fezes. Mas é importante salientar que os coliformes termotolerantes não encontrados apenas em água. 

Essas bactérias podem ser encontradas em diversos ambientes, em razão da falta de hábitos de higiene adequados, como lavar as mãos após uso do banheiro, equipamentos sujos, etc. Elas podem desencadear diversas doenças como pneumonias, infecções urinárias, distúrbios gastrointestinais e meningites. 

Leia também:

Análise de efluentes industriais, cuidados fundamentais a serem tomados

Como é feita a análise físico-química de efluentes

 

Como funciona a análise de coliformes termotolerantes

A técnica mais usada para análise de coliformes termotolerantes nos corpos d´água é a quantitativa com tubos múltiplos. A coleta é feita, utilizando um frasco estéril com aproximadamente 100mL e transferido em várias amostras. A partir daí, é confirmado a presença dos coliformes e seu tipo. Para isso, é recomendado pesquisar as características bioquímicas e microbiológicas das bactérias. 

Os resultados de análise de água para consumo humano apresentam ensaios bacteriológicos. Estes precisam estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Portaria 2914, do Ministério da Saúde. Nela, os coliformes devem estar totalmente ausentes na água para consumo humano, segundo anexo I da PRC 05 de 2017. 

A análise de coliformes termotolerantes é fundamental para que indústrias, principalmente a do setor de laticínios façam análises frequentemente para medir a qualidade dos corpos d´água e das práticas usadas para que se evite contaminação dos produtos processados. 

A presença dos coliformes termotolerantes nas indústrias podem indicar falha nos processos de estocagem imprópria, produtos crus que não foram condicionados da forma correta, água de má qualidade, equipamentos sujos, falta de higiene e manipulação inadequada.

A presença de coliformes termotolerantes pode gerar multas para as empresas, caso eles estejam presentes nos produtos, como no caso da indústria alimentícia, ou nos efluentes.  

Para saber mais sobre a análise de Coliformes Termotolerantes, fale com nossos consultores. A Laboprime conta uma estrutura moderna atender indústrias de diferentes setores e demais empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes