Análise de cloro livre em água
Análise de cloro livre em água, parâmetros, periodicidade e laboratório certificado
janeiro 29, 2020
Análise de cor aparente e cor real

Dentre os parâmetros físicos para análise de água, seja em indústrias, em fornecedores de água ou outros perfis de empresas, a análise de cor aparente e análise de cor real é muito importante. Caso estas análises estejam no escopo de controles da empresa, elas irão dar aos profissionais que gerenciam o controle da água, dados mais precisos. 

 

Análise de cor aparente

 

A análise de cor aparente é feita exatamente na forma como a água é coletada. Ou seja, ela não passa por nenhum processo nesta avaliação. Neste caso, a análise é feita com a comparação com outra substância, como o cloroplatinato de cobalto, por exemplo. Esta análise pode ser feita no exato momento da coleta, ou então, posteriormente. 

 

Como a cor da água é um importante indicador de potabilidade, ou da presença de matéria orgânica e até metais, esta é uma análise muito importante. 

 

No caso da análise de cor aparente é importante entender que ela é feita com a água em estado bruto, o que indica uma forma precisa de condição. Muitas vezes, é comum que a análise de cor aparente da água traga informações como presença de matéria orgânica e de outros materiais. Por isso, é importante que seja feita a análise da cor real ou verdadeira. 

Análise de cor verdadeira

 

Diferentemente da análise de cor aparente, a análise de cor verdadeira é feita com a água após um processo de filtragem ou então de centrifugação. Desta maneira, é possível estabelecer a cor de forma fidedigna. 

 

Diferentemente do caso da análise de cor aparente, esta é feita no laboratório, após os processos pré-estabelecidos. 

 

Esta análise é conhecida também como análise de cor com amostras sem turbidez. 

Quais os parâmetros de análise de cor aparente e de análise de cor verdadeira?

 

De forma geral, a análise é feita com base na tabela abaixo:

 

Cor[a] Incerteza
1 -50 ± 1
51 – 100 ± 5
101 – 250 ± 10
251 – 500 ± 20
Notas:

a. A cor produzida pela concentração de 1 mgPt/L é adotada como uma unidade de cor.

 

Neste caso, a legislação, de acordo com a PRC 5 de 2017 estabelece que a cor aparente deve ser de no máximo 15 uH. 

 

Além disso, em locais onde há a distribuição de água, perante redes, a mesma PRC estabelece que a análise de cor aparente deve ser feita a cada 2 horas quando a fonte é superficial e semanal quando é subterrânea. 

 

Nós da Laboprime Laboratórios, oferecemos as análises de cor aparente e de cor real para sua empresa, com as certificações necessárias e com todo o know how que você necessita. Entre em contato conosco! 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes