Análise de listeria em alimentos
Análise de listeria em alimentos, conte com a Laboprime Laboratórios!
novembro 20, 2019
Laboratório para contagem de bolores e leveduras
novembro 27, 2019
Análise de Cromo Hexavalente em água e efluentes

O  Cromo Hexavalente é uma substância cancerígena e que pode ser encontrada na água. Não de forma natural, mas por causa do despejo de material contaminado, muitas vezes através de efluentes industriais. Por isso, a análise de  Cromo Hexavalente é de fundamental importância e está dentro das obrigações ambientais de grande parte das indústrias. 

O  Cromo Hexavalente, que somado ao Cromo Trivalente resulta no Cromo Total, causa doenças e é altamente corrosivo, quando em contato com a pele e órgãos. 

No geral, atividades industriais, como metalúrgicas, mineração, madeireiras e empresas de tecnologia, utilizam elementos que podem conter  Cromo Hexavalente e com isso, causar contaminação na água. Por isso, este perfil de indústrias, precisa realizar a análise deste elemento tanto em seus efluentes, como na água em geral. 

Quantidades permitidas de Cromo Hexavalente segundo a legislação

Segundo a MS 2.914/2011 que é a legislação que trata especificamente da potabilidade da água, doses de até 0,05 VMP de cromo total são permitidas na água. Porém, no caso do Cromo Hexavalente, ele deve estar ausente. 

Análise de Cromo Hexavalente em água

A análise de Cromo Hexavalente na água precisa ser feita de forma periódica. Porém, dependendo do perfil de atividade da indústria, a periodicidade pode variar bastante. Esta informação, da periodicidade com que a empresa deve realizar a análise de Cromo Hexavalente na água e nos efluentes, pode ser obtida facilmente através do licenciamento ambiental. 

 

Leia também: Laboratório de análise de água acreditado

 

Para a realização das análises de Cromo Hexavalente na água e nos efluentes, é preciso que a coleta seja feita de forma específica (por um técnico químico ou com orientação do laboratório) e tanto o acondicionamento, quanto a forma de análise, sejam feitas de acordo com as normas legais. 

Para que a análise de Cromo Hexavalente seja feita da forma correta, é fundamental contar com um laboratório de análise de água certificado pelos principais órgãos ambientais. 

Análise de Cromo Hexavalente em água e efluentes com a Laboprime

A Laboprime é um laboratório completo de análise de água e efluentes, que pode auxiliar sua empresa em diferentes cenários. No caso da análise de substâncias como o  Cromo Hexavalente, temos procedimentos rigorosamente testados e aprovados pelos principais órgãos de fiscalização ambiental. 

A Laboprime Laboratórios tem certificação do Inmetro e possuímos a certificação ISO 1725. Desta maneira, a análise de elementos como o Cromo Hexavalente é feita nos mais rigorosos controles de qualidade e fidedignidade. 

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe. Estaremos prontos para te ajudar! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes