Análises para licenciamento ambiental, tudo o que você precisa saber
Análises para licenciamento ambiental, tudo o que você precisa saber
julho 18, 2019
Análise de Coliformes Termotolerantes
Análise de Coliformes Termotolerantes
setembro 18, 2019
análise de ecotoxicidade

A Ecotoxicidade é um termo usado para estudar os efeitos que os produtos químicos causam ao meio ambiente, à sociedade e à comunidade de outros organismos. Pensando nisso, indústrias, postos de combustíveis e empresas devem realizar análise de ecotoxicidade constantemente. 

No meio ambiente, há diversas substâncias que são potencialmente tóxicas. Algumas delas já causam danos isoladas. Quando há interação dessas substâncias outros agentes químicos, o dano ao meio ambiente e aos seres humanos pode ser ainda pior. 

Tipos de organismos de ecotoxicidade

Há vários tipos de organismos que são utilizados na análise de ecotoxicidade. Os principais são:

Daphina Magna – São microscrutáceo de água doce conhecidos por “pulga de água”. Na análise, são observadas a sensibilidade desses organismos com determinada substância. 

Vibrio Fischeri – São bactérias marinhas que emite luz de forma natural. Quanto maior for a toxicidade da água, maior grau de inibição em produzir luz. 

Em ambos os casos, a contaminação em humanos pode acontecer por inalação de vapor de água contaminada ou por contato com solo contaminado. 

Leia também:

Análise de agentes químicos para indústria, importante para todos os setores

Análise de efluentes para postos de combustível

 

Justamente por este motivo, as políticas ambientais preconizam que as empresas, principalmente indústrias, postos de combustível ou qualquer empresa que necessite de análise e tratamentos de efluentes, devam monitorar estes elementos ecotoxicológicos.  

Vantagens da análise de ecotoxicidade

A análise de ecotoxicidade detecta os níveis tóxicos tanto em corpos d´água, quanto em solos. Há várias vantagens para que indústrias e postos de combustíveis realizem a análise de ecotoxicidade com frequência. Conheça algumas:

  • Fornecer dados sobre efeitos letais e sub-letais;
  • Contabilizar efeitos das misturas das substâncias tóxicas.
  • Prever potenciais danos ao meio ambiente.
  • Medir a toxicidade de um agente não identificado quimicamente.
  • Fornecer sinal de alarme sobre contaminações.

Análise de Ecotoxicidade Daphnia Magna e Vibrio Fischeri em empresas, indústrias e postos de combustível

Cada estado possui uma legislação própria, no que se refere a Análise de Ecotoxicidade Daphnia Magna e Vibrio Fischeri. Por exemplo, em Santa Catarina, a IMA (antiga FATMA), através da portaria 017/02 de 2002, preconiza que:

Art 1º – As substâncias existentes no efluente não poderão causar ou possuir potencial causador de efeitos tóxicos capazes de provocar alterações no comportamento e fisiologia dos organismos aquáticos presentes no corpo receptor. Parágrafo Único – Executam-se, para os fins previstos nesta Portaria os corpos receptores marinhos e os de água salobra. 

Art. 2º – A toxidade aguda do efluente será determinada em laboratório, mediante a elaboração de testes ecotoxicológicos padronizados, cujos resultados deverão ser expressos em Fator de Diluição (FD).

Art.3º – O empreendedor comprovará, mediante a apresentação de laudo laboratorial elaborado por profissional devidamente habilitado, a toxidade do efluente mencionada no “caput” deste artigo, devendo a mesma estar de acordo com o Limite Máximo de Toxicidade.

Já no estado do Paraná, segundo a resolução SEDEST Nº 056/2019, que estabelece os padrões para abertura e funcionamento de postos de combustível, preconiza que estas análises devem ser feitas de forma periódica, principalmente se há um novo empreendimento ou ampliação do mesmo. 

Esta mesma análise deve ser feita de maneira regular, já que é regra que a Toxicidade aguda para: Daphnia magna seja de até FT 16 e de Vibrio fischeri até FT 8. E isso precisa ser comprovado periodicamente no licenciamento ambiental. 

A Laboprime realiza análise de ecotoxicidade para postos de combustíveis e indústrias. O laboratório conta uma infraestrutura moderna e tecnológica. Quer saber mais? Fale com nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes