Análise de água em Cascavel
Análise de água em Cascavel
janeiro 15, 2019
Análise de resíduos sólidos, alguns cuidados a serem tomados
Análise de resíduos sólidos, alguns cuidados a serem tomados
janeiro 22, 2019
Análise de efluentes para indústria com certificações

A legislação ambiental nacional estabelece padrões e elementos para que efluentes sejam conduzidos às redes coletoras e fluxos de água.

 

Isso acontece porque cada efluente conta com particularidades próprias, pois tem estruturas biológicas, físicas e químicas diferenciadas uns dos outros.

 

O tratamento adequado e a organização final dos resíduos é definida a partir da análise de efluentes para indústria. De acordo com as leis nacionais, esses testes precisam ser realizados por técnicos especializados e em laboratórios devidamente acreditados.

 

As análises ocorrem a partir das amostras colhidas do efluente industrial selecionado. Tem o intuito de apontar as diversas substâncias presentes, indicando assim seu tratamento correto.

 

Realização da análise de efluentes para indústria

 

Para obter o processo adequado para cada tipo de efluente, é indispensável ter todos os dados sobre ele. Para isso, é necessário da ajuda de um laboratório bem estruturado e apto para efetuar esse tipo de serviço. Sendo assim, todas as condições de garantia podem ser obtidas com a acreditação ISO/ IEC 17025.

 

Esse processo foi desenvolvido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) em conjunto com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) no ano de 2005. A resolução foi publicada no território nacional no ano seguinte pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa regra aponta todas as características para que um laboratório possa efetuar a análise de efluentes para indústria quando se obtém o credenciamento junto ao INMETRO. Assim os dados anunciados por esse laboratório podem ser acatados oficialmente pelos órgãos de fiscalização.

 

Credibilidade do resultado

 

Para ter convicção do processo adequado para efluente, é fundamental contar com uma avaliação de alto nível. Essa excelência apenas é assegurada por laboratórios testados e aprovados pelo INMETRO. Portanto, o resultado cientificado apresentado possui credibilidade e pode ser implementado.  

 

Avaliação legal

 

A resolução SMA 100 de 2013 indica que a coleta de efluentes não deve ser efetuada pelo cliente. O ideal é que tudo seja realizado por profissionais de um laboratório credenciado. Esse cuidado tem o objetivo de impedir qualquer tipo de alteração ou contaminação no deslocamento ou na mudança dos elementos.

 

Para contar com esse processo no seu empreendimento, entre em contato com a equipe do LaboPrime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
× Fale conosco pelo WhatsApp