Análise de sulfato em água
Análise de sulfato em água e efluentes
novembro 20, 2019
Análise de Cromo Hexavalente em água e efluentes
Análise de Cromo Hexavalente
novembro 27, 2019
Análise de listeria em alimentos

A segurança alimentar é uma das principais responsabilidades da indústria alimentícia. Por isso, análises constantes e melhorias em processos produtivos e sanitários, são fundamentais. Um dos motivos, é para evitar contaminações com bactérias altamente perigosas, como a Listeria. Neste sentido, a análise de listeria em alimentos garante a segurança dos produtos consumidos por humanos. 

Importância da análise de listeria em alimentos

A listeria, causada pela bactéria Listeria monocytogenes, é uma doença contagiosa e que se dá principalmente pela ingestão de alimentos como:

  • Queijo e derivados
  • Vegetais crus
  • Carnes (in natura ou processadas de diferentes formas).

Neste caso, é muito importante um acompanhamento constante, com análises de listeria nos alimentos produzidos pela indústria. 

Um dos principais motivos, é o seu alto poder de contaminação e sua resistência a ambientes resfriados (ela resiste em ambientes de até -0,4°). 

Quando uma pessoa é infectada, ela apresenta sintomas como dores musculares, febre, vômitos e diarréia, além de outros problemas gastrointestinais. 

Como é feita a análise de listeria em alimentos

Existem algumas formas diferentes de analisar-se a listeria em alimentos. No geral, seguem-se as orientações do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no que se refere às análises microbiológicas em alimentos. 

A análise microbiológica de listeria pode ser feita de algumas formas diferentes, que vão identificar a presença ou não da bactéria. 

O alimento é coletado e enviado ao laboratório, seguindo instruções específicas, que seguem o que preconiza a Instrução Normativa n°9, de 8 de Abril de 2009

Esta normativa trata tanto do processo de coleta e análises, quanto das procedências que a empresa precisa tomar, em caso de análise positiva. 

 

Leia também: Análise de salmonella em alimentos

 

A legislação preconiza também que a bactéria  Listeria monocytogenes precisa estar ausente, para a comercialização adequada dos alimentos. 

Laboratório para análise de listeria em alimentos 

Dentro do processo de análise de alimentos, é fundamental contar com um laboratório que esteja alinhado com o que a legislação preconiza. Neste sentido, o laboratório para análise de listeria em alimentos, como é o caso da Laboprime, pode oferecer segurança e suporte jurídico para sua indústria alimentícia, neste segmento. 

Existem inúmeras formas de análises microbiológicas de alimentos, que incluem as análises de listeria. Porém, é fundamental que o laboratório escolhido, siga as orientações que o MAPA preconiza e que seus laudos tenham validade jurídica. 

Desta maneira, tanto a empresa estará tendo uma análise 100% fidedigna, como também terá um laudo comprobatório válido.

Nós, da Laboprime Laboratórios, temos toda a expertise que sua indústria alimentícia necessita para realizar análises, como a de listeria, em alimentos. 

Contamos com um dos mais modernos laboratórios de análises de alimentos do sul do país e procedimentos atualizados segundo as melhores práticas. 

Conte conosco para realizar sua análise de listeria em alimentos. Entre em contato com nossa equipe!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes