Laboratório de análise de água acr
Laboratório de análise de água acreditado
outubro 17, 2019
Laboratório acreditado pelo Inmetro 17025
Laboratório acreditado pelo Inmetro 17025
outubro 29, 2019
análise de nitrito

O nitrito é uma substância química que possui alguns usos específicos, como a conservação da carne. Seu surgimento se dá devido à ação de bactérias sal ou éster do ácido nitroso. Entretanto, sua presença pode ser cancerígena para as pessoas. Desta forma, a análise de nitrito na água, efluentes e rios faz parte de um processo indispensável para a saúde pública.

Parâmetros de análise do nitrito

Com relação a concentração do nitrito na água e também em efluentes e rios, é importante ter em mente que, em águas potáveis, sua presença não deve ultrapassar 1,0 mg/L, segundo a portaria 2914/11. 

Assim sendo, se houver uma quantidade maior desta substância, pessoas que tem contato com ela podem sofrer graves tipos de doença. Além de câncer, uma das mais comuns é a Metahemoglobinemia.

Como é feita a análise de nitrito na água, efluentes e rios

A verificação desta substância é feita por meio de alguns passos. Em primeiro lugar, verificam-se fatores como a coloração da água analisada, bem como o seu PH e a presença de outras substâncias. Há diversos métodos para realizar este procedimentos, que vão desde os testes colorimétricos até o uso de fitas reativas nestes locais.

Quais locais e empresas devem fazer a análise de nitrito?

É importante saber que a quantidade de nitrito na água, efluentes e rios determina as condições de saúde das pessoas ao redor. Desta forma, empresas que tenham qualquer tipo de trabalho que tenham esta substância devem realizar análises ao seu redor. 

 

Leia também:

Análise de fósforo para água de rio e efluentes

Análise de PAH – Hidrocarbonetos poliaromáticos

 

Junto com o nitrito, normalmente o nitrato também está presente. Estas duas substâncias em conjunto são bastante nocivas para as pessoas, por isso é importante identificá-las o quanto antes. E para fazer isto com segurança, é preciso que sejam aplicadas as técnicas corretas. Além disto, profissionais especializados também devem ser acionados para fazer isto.

A importância de contar com uma empresa especializada

Por se tratar de uma importante questão de saúde pública, a análise de nitrito deve ser feita por profissionais qualificados. Uma empresa especializada irá dispor de todos os equipamentos e técnicas necessárias para alcançar os resultados esperados. Além disto, a análise correta será capaz de determinar as técnicas que podem ser aplicadas para dar conta de despoluir a água.

Assim sendo, nós da Laboprime dispomos de tudo o que a sua empresa precisa para uma análise completa e eficiente. A partir da execução de procedimentos completos, podemos ajudá-lo a determinar os níveis de nitrito nas águas, rios e efluentes ao seu redor. Seguindo sempre os parâmetros exigidos pela legislação, temos as melhores soluções para você.

Para saber mais a respeito da análise de nitritos e como atuar em prol de um ambiente livre desta substância, contate-nos hoje mesmo e conte com nossa ajuda. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes