Análise de Coliformes Totais e E. Coli
Análise de Coliformes Totais e E. Coli
setembro 23, 2019
análises BTEX
Análises BTEX – Benzeno, tolueno, etil benzeno e xileno
outubro 3, 2019
análise de PAH

Os PAHs (hidrocarboneto aromático policíclico) são encontrados em produtos acabados, matérias-primas, subprodutos de siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e outras indústrias químicas de transformação em geral. Esses compostos são inseridos nos produtos com objetivo de superar as barreiras técnicas previstas em legislação para exportação. Por isso, a análise de PAH é fundamental, para que haja conformidade com as políticas ambientais, principalmente em postos de combustíveis.

 

Tipos de PAHs

Os PAHs fazem parte da família de compostos químicos que possuem dois ou mais anéis aromáticos. Os principais são:

Benzo(g,h,i)perileno

Antraceno;

Dibenzo(a,h)antraceno

Fenantreno;

Indeno(1,2,3-CD)pireno;

Acenafteno;

Benzo(k)fluoranteno;

Acenaftileno;

Benzo(b)fluoranteno;

Benzo-a-pireno;

Benzo(a)antraceno;

Fluoreno;

Perileno;

Criseno;

Fluoranteno;

Pireno.

 

 

Onde encontrar PAH

A fonte primária dos PAHs é a combustão da matéria orgânica de forma incompleta, sendo que a principal fonte é a queima espontânea de matas e florestas.

Além disso, há outras fontes, tais como:

Fumo do tabaco;

Refinação do petróleo e operações de transporte;

Queima de resíduos industriais e domésticos;

Queima de combustíveis fósseis;

Aquecimento de querosene com a formação de tolueno, benzeno e outros solventes orgânicos;

Emissão de motores a diesel de veículos.

Óleos e combustíveis em geral

 

A importância da análise de PAH

Indústrias e postos de combustíveis devem realizar análise de PAH frequentemente para ter controle sobre possíveis contaminações de solo, água e causar danos irreversíveis à saúde dos colaboradores e ao meio ambiente.

A análise de PAH deve ser feita com a técnica de cromatografia gasosa em conjunto com à espectrometria de massas, seguindo padrões analíticos, qualificados e certificados.

Os PAHs são absorvidos via inalação ou exposição (exposição oral, dérmica ou inalação). Por isso, as análises são feitas em água, solo e ar.

O volume de inalação varia conforme o grau de contaminação atmosférica. Esse grau está diretamente relacionado com o tipo de indústria, tráfego de veículos com motores a diesel, fontes de aquecimento, etc.

Para isso, as análises de PAH devem ser feitas tanto no solo, quanto na água dos postos de combustíveis e indústrias, a fim de garantir que não há contaminação.

Para se manterem dentro dos padrões da legislação, postos de combustíveis e indústrias precisam manter a análise de PAH em dia, para evitar multas e o comprometimento da saúde ocupacional de seus colaboradores.

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre as análises de PAH, entre em contato com a Laboprime. Somos acreditados, via INMETRO, para a realização de análises de PAH em água e solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes