Análise de Salmonella em alimentos
Análise de salmonella em alimentos
novembro 13, 2019
Análise de listeria em alimentos
Análise de listeria em alimentos, conte com a Laboprime Laboratórios!
novembro 20, 2019
Análise de sulfato em água

A presença de elementos que podem prejudicar a saúde pública, seja em água, seja em efluentes, é um indicativo de problemas para qualquer empresa. É fundamental que haja um controle adequado, baseado em boas práticas de tratamento e análises constantes. No caso da análise de sulfato, esta deve ser feita de maneira constante na água e em efluentes. 

Leia também: Análise de fósforo para água de rio e efluentes

Neste sentido, a análise de sulfato é responsabilidade das empresas que tem a possibilidade de contar com este elemento em seus efluentes, ou em empresas que necessitam de análise de água constantemente. 

Análise de sulfato em água, o que é e como funciona?

O sulfato pode ser altamente prejudicial a saúde humana, causando diarréias, vômitos e demais problemas de saúde, caso esteja presente na água em excesso. Além disso, ele ainda pode aumentar o poder corrosivo da água, avariando máquinas e demais equipamentos. 

Leia também: Análise de nitrito para água, efluentes e rios

 

Por isso, é fundamental que a análise de sulfato seja feita em diferentes situações. 

A análise de sulfato em água pode ser feita de diferentes formas. Um dos métodos mais comuns é o de gravimetria. 

Valores de referência para o Sulfato em água e efluentes

Segundo a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, para que a água seja considerada potável, ela precisa apresentar valores máximos de 250mg/L de sulfatos. Neste caso, qualquer valor acima desta referência, faz com que a água precise ser tratada de forma adequada. 

Análise de Sulfato, problemas que o excesso pode trazer

Para a saúde humana, o sulfato em excesso pode ser tóxico, gerando problemas gastrointestinais. Em valores acima de 250mg/L, o sulfato de cálcio ou de sódio, podem trazer problemas como vômitos, diarréias entre outros. Neste caso, se a sua empresa fornece água para seus colaboradores, é fundamental estar ciente dos problemas que o excesso de sulfatos pode trazer. 

Além disso, em excesso, os sulfatos também danificam equipamentos, devido a modificação das composições químicas da água, causando problemas e avarias. 

Em ambos os casos, as análises de água e de efluentes são fundamentais para o monitoramento adequado dos níveis de sulfato. 

Laboratório de análise de sulfato para água e efluentes

A Laboprime Laboratórios conta com uma estrutura moderna e os melhores e mais eficientes procedimentos para análise de sulfato, seja para água, seja para efluentes. Contamos com equipe altamente treinada e procedimentos validados por diferentes serviços de fiscalização, como o INMETRO e os institutos do meio ambiente. 

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes