análises BTEX
Análises BTEX – Benzeno, tolueno, etil benzeno e xileno
outubro 3, 2019
análise de fósforo água
Análise de fósforo para água de rio e efluentes
outubro 9, 2019
Análise de TPH

Um dos principais parâmetros utilizados para avaliar contaminações provenientes de vazamento de petróleo é o TPH (Total Petroleum Hidrocarbons) ou Hidrocarbonetos totais de petróleo. A análise de TPH fornece dados sobre a concentração desses elementos presentes numa determinada amostra.

A composição do petróleo e seus derivados é formada por diversas substâncias químicas. Portanto, não é prático analisar cada substância de forma separada para monitorar uma área contaminada. Para indústrias petrolíferas e postos de combustíveis, é mais útil medir a concentração total dos hidrocarbonetos nessa área para análise e monitoração dos parâmetros permitidos.

Leia também

Análise de PAH – Hidrocarbonetos poliaromáticos

Análise de Coliformes Termotolerantes

Análises para licenciamento ambiental, tudo o que você precisa saber

Como funciona a análise de TPH

Os hidrocarbonetos são derivados do petróleo, como a gasolina e óleo diesel. Eles são classificados conforme sua estrutura e grau de saturação. A análise de TPH é feita para avaliar o volume desses hidrocarbonetos nas matrizes ambientais, dentro de uma faixa já pré-determinada. As substâncias podem ser encontradas nas águas, solo, efluentes, sedimentos e biota perto de postos de combustíveis ou indústrias.

O vazamento dos tanques subterrâneos desses derivados do petróleo é uma das principais formas de contaminar solo e água subterrâneos. Além disso, o transporte, a exploração e a distribuição dos derivados de petróleo também podem gerar essa contaminação por TPH.

Portanto, é fundamental que postos de combustível e indústrias que utilizam esses derivados precisam fazer análise de TPH frequentemente.

Parâmetros da análise de TPH

Os hidrocarbonetos mono aromáticos são os que mais causam impacto negativo ao meio ambiente. Os principais são xilenos, tuoleno e benzeno (com potencial cancerígeno).
A análise de TPH checa todos possíveis focos de contaminação por petróleo nas áreas perto de indústrias e postos de combustíveis. Na análise são verificados vários aspectos, tais como:

  1. A presença de contaminação ou não;
  2. Avaliação do tipo de contaminação, se por querosene, diesel ou óleo.
  3. Acompanhamento e monitoramento dos processos de remediação.

A análise de TPH estuda áreas contaminadas que podem ou não apresentar riscos a saúde público, ao meio ambiente, às propriedades e a segurança das pessoas.

Hoje, toda preocupação com o meio ambiente traz muita preocupação com as indústrias petroquímicas, postos de combustíveis e outras empresas. Diante desse cenário, a realização da análise de TPH proveniente de uma contaminação é fundamental para que as empresas cumpram as legislações ambientais.

A Laboprime é um dos mais completos laboratórios do sul do país e realiza análise de TPH para diversas empresas. O laboratório conta com uma equipe de especialistas qualificados e uma estrutura com alta tecnologia. Além disso, somos acreditados pelo INMETRO para este tipo de análise, conforme o escopo.

Fale com nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes