Análise microbiológica de água de piscina, o verão com mais segurança
Análise microbiológica de água de piscina, o verão com mais segurança
janeiro 24, 2019
Higiene ocupacional e segurança no trabalho, uma relação estreita
Higiene ocupacional e segurança no trabalho, uma relação estreita
janeiro 31, 2019
Análise química de água de poço

Um poço se caracteriza pelas águas que surgem de maneira natural do solo em um aquífero confinado, sem que seja preciso efetuar algum mecanismo artificial de bombeamento.

 

Milhares de brasileiros ainda abastecem suas casas com água oriunda de poços.

 

Essa é uma prática que oportuniza o consumo para necessidades cotidianas: alimentação, higienização, hidratação, etc. Desse modo é necessário efetuar a análise química da água, para a proteção do bem estar e saúde.

 

Importância da análise química de água do poço

 

A análise química de água de poço é de suma importância para ter total conhecimento do líquido nele contido. A análise de água de poço artesiano se faz necessária para saber se existem substâncias prejudiciais à saúde.

 

Sendo necessário também para obter a documentação de dispensa e também a obtenção da outorga para uso do poço.

 

Ambas autorizações só podem ser adquiridas através da análise de água de poço artesiano. Desde que se cumpra todos os termos apresentados na tabela da Portaria DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) número 2292.

Essa medida foi aprovada em 14 de dezembro de 2006 e determinada que o líquido analisado obtenha a aprovação em diversos itens. Por exemplo, a turbidez, a dureza total, a amônia, o nitrato, o ferro, pH, a tonalidade, o fluoreto, o nitrito, cloretos.

 

Em contrapartida, a avaliação da água para obter a outorga é bem mais completa e complexa. Basicamente, a documentação se refere na declaração através de uma escritura pública. O objetivo deste documento é repassar o direito de utilização da água no local em questão. Sendo assim, a análise química de água do poço completa precisa cumprir todos os itens incluídos na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde.

 

Legislação e aplicação da análise química de água do poço

 

A Portaria do Ministério da Saúde conta com diversos anexos para a elaboração de uma análise química de água do poço. Essas exigências valem tanto para um poço artesiano quanto para o consumo público. No entanto, os processos se diferem pela quantidade de parâmetros a serem cumpridos.

 

Quer saber mais detalhes sobre a análise química de água do poço? Entre em contato com a equipe Laboprime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
× Fale conosco pelo WhatsApp