análise de PAH
Análise de PAH – Hidrocarbonetos poliaromáticos
outubro 1, 2019
Análise de TPH
Análise de TPH finger print, TPH DRO, TPH GRO, TPH ORO
outubro 7, 2019
análises BTEX

O BTEX é a junção de um grupo de compostos orgânicos voláteis formados pelos seguintes hidrocarbonetos: benzeno, tolueno, etil-benzeno e xilenos. Esses compostos orgânicos são derivados do petróleo, em especial, a gasolina, e possuem efeitos nocivos ao sistema nervoso central e causam câncer. Pensando nisso, e no atendimento a legislação, é fundamental para empresas que possuem esse tipo de produto em sua operação realizem análises BTEX constantemente.

Os compostos BTEX são encontrados frequentemente nos solos e água subterrânea, em virtude aos vazamentos de tanques de estocagem de combustíveis. Isso acontece perto de postos de combustível, sítios de produção de gás natural e petróleo e áreas de estocagem subterrânea de tanques. Em geral, essas áreas apresentam toxicidade crônica.

Como são feitas as análises BTEX

Em geral, é analisado a concentração de cada um dos constituintes de BTEX, para a quantificação de cada um desses compostos separaramente. Essa análise BTEX é usada para ajudar na avaliação da seriedade nos ambientes contaminados, riscos relativos e a necessidade de tratamento desses locais.
A análise de BTEX usa a técnica de cromatografia gasosa, headspace estático e detector de massas (GC-MS).
Verificou-se que a metodologia permite a aplicação deste método para a análise de BTEX em amostras de solos com o objetivo de identificar áreas com risco de geração de passivo ambiental, como em postos de combustíveis e indústrias.

Leia também

Análise de PAH – Hidrocarbonetos poliaromáticos

Análise de Coliformes Termotolerantes

Análises para licenciamento ambiental, tudo o que você precisa saber

Para que servem as análises BTEX

As análises BTEX são realizadas através da coleta de amostras de água subterrânea, solo ou efluentes, usando dispositivos adequados para este fim, para que não ocorra perdas dos compostos durante a amostragem e transporte das amostras até o laboratório. Essa análise é dedicada para todas as empresas que manipulam os hidrocarbonetos aromáticos. Os empreendimentos que precisam realizar frequentemente análise BTEX são: empresas de construção civil que possuem tanques autônomos de abastecimento de frota, refinarias, distribuidoras, postos de combustíveis, indústrias, etc.
Os postos de combustíveis e indústrias são as principais fontes causadoras de poluição dos recursos hídricos, sejam superficiais ou subterrâneos. Por isso, é fundamental a análise BTEX periodicamente, para evitar a contaminação dos aquíferos e rios que são usados para o abastecimento do consumo humano. Inclusive, de acordo com o licenciamento ambiental, é obrigatório realizar esta análise de maneira periódica.

Desde 2012, a Laboprime é uma referência laboratorial na realização de análise BTEX. A empresa conta com estrutura de alto nível e uma equipe de especialistas qualificados. Fale com nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes