Análise química de água de poço
Análise química de água de poço
janeiro 29, 2019
Análise de água para postos de combustíveis
Análise de água para postos de combustíveis
fevereiro 5, 2019
Higiene ocupacional e segurança no trabalho, uma relação estreita

Evitar acidentes, ferimentos e lesões é uma das bases do conceito de segurança no trabalho nos dias de hoje.

 

No entanto, a junção da higiene ocupacional e segurança no trabalho é de vital importância para cumprir a legislação. E também garantir a produtividade dos funcionários no serviço.

 

A higiene no ambiente tem intuito de evitar o aparecimento de enfermidades ocupacionais provocadas pelos afazeres desempenhados ao longo do expediente.

 

É possível acompanhar constantemente diversos lugares e departamentos onde os profissionais permanecem expostos o tempo todo. Tamanha exposição a fatores de risco de ambiental tende a comprometer a saúde e o desempenho dos funcionários a curto, médio e longo prazo.

 

A função da higiene ocupacional e segurança no trabalho é efetuar a identificação, análise e a gestão dos perigos ambientais. Tudo relacionado aos afazeres e ambientes de trabalho.

Para construir um programa de alto nível, é essencial obedecer às orientações de agentes ambientais que atuam nos procedimentos e fiscalização das atividades.

 

Bem como na infraestrutura do trabalho e no reconhecimento da quantidade de pessoas que estão submetidos todos os dias a condições adversas no ambiente profissional.

 

Relevância da higiene ocupacional e segurança no trabalho

 

É indispensável focar na higiene ocupacional e segurança no trabalho em todos os empreendimentos que possuem colaboradores.

 

O Ministério do Trabalho determina as medidas que precisam ser seguidas e as companhias precisam se ajustar prontamente. Sendo assim, a aplicação destes conceitos é tão importante nos dias de hoje.

 

A higiene no ambiente de trabalho assegura que profissionais e processos internos que podem gerar perigo sejam descobertos e aprimorados. Esse mapeamento acaba por impedir que os males ocupacionais ocorram, resultando na queda das ausências e afastamentos dos empregados.

 

As complicações legais que podem surgir devido a condições de trabalho irregulares. Além disso, a organização institucional e o rendimento da equipe também são impactados negativamente por uma estrutura abaixo do esperado.

 

A aplicação adequada dos termos de higiene ocupacional e segurança no trabalho pode fazer a diferença no negócio.

 

Metas e aplicação da higiene ocupacional e segurança no trabalho

 

A higiene ocupacional e segurança no trabalho contam com o objetivo de agir de maneira preventiva no ambiente de trabalho. Visando reduzir ao máximo a incidência de problemas ocupacionais dos funcionários. Sendo realizado em quatro fases.

 

Prevenção do perigo:

 

Essa etapa tem a meta de executar um mapeamento das ameaças e definir ações de prevenção. Isso antes que certo processo industrial ou interno seja iniciado ou alterado.

 

Identificação do perigo:

 

Nesta altura começa a análise qualitativa para conhecer os perigos ambientais que podem comprometer a saúde do funcionário. Portanto, se coloca em prática uma pesquisa sobre as matérias, os produtos e métodos do dia a dia. Também se analisa as dependências, as ferramentas e o maquinário existente na companhia.

 

Avaliação dos perigos:

 

Essa fase é quando se começa a análise quantitativa dos perigos. Neste momento, se leva em conta os padrões de tolerância determinado pela norma regulamentadora 15.

 

A tolerância se trata da concentração ou intensidade, mínima ou máxima que se refere ao ambiente e o período de exposição do profissional.

 

Isso desde que não gera problema ao bem-estar do funcionário no decorrer do seu expediente de trabalho.

 

Gestão do perigo:

 

Esse é o trabalho da higiene ocupacional e segurança no trabalho, para reduzir ou acabar com todos os perigos. Erradicar tudo o que foi captado e notado no local de trabalho.

 

Para levar esses procedimentos essenciais a sua empresa, entre em contato com a equipe da Laboprime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes
× Fale conosco pelo WhatsApp