Análise de Cromo Hexavalente em água e efluentes
Análise de Cromo Hexavalente
novembro 27, 2019
Como medir a qualidade da água no Brasil? – Parâmetros e Padrões
janeiro 14, 2020

A contagem de bolores e leveduras é fundamental para a indústria alimentícia, pois estabelece o controle sobre aspectos ligados a higiene e o potencial de contaminação dos produtos. 

Os bolores são os fungos multicelulares e filamentosos, podendo ser encontrados na terra, na água, no ar e na matéria-orgânica em decomposição. Já as leveduras são fungos não filamentosos, geralmente, espalhados por insetos no ventre e nas correntes aéreas.

A existência destes dois elementos em uma taxa alta nos alimentos pode repassar diversos dados, tais como, a situação higiênica inadequada dos aparelhos, a multiplicação no item em função dos erros no processamento e estocagem de matéria prima com contaminação excessiva. Lembrando que esse método pode ser aplicado, sobretudo, na avaliação de alimentos com base em frutas, verduras, legumes, massas, leite, geleias e similares.

 

Como é feita a contagem de bolores e leveduras em alimentos?

 

A contagem de bolores e leveduras é feita em verduras, frutas, legumes, produtos de panificação, mel, geléias, farinhas, derivados e outros. 

 

Por isso, ela é feita diretamente no produto, em modo natural e dentro de um determinado prazo. 

 

Leia também: Análise de listeria em alimentos, conte com a Laboprime Laboratórios!

Análise de salmonella em alimentos

 

As formas de contagem de bolores e leveduras pode variar bastante, de acordo com o objetivo. Pode-se utilizar formas de cultura, isolamento de bolores, plaqueamento em superfície e outros. 

 

No geral, a forma de contagem de bolores e leveduras não tem grandes impactos no resultado final. 

Quantidades permitidas por lei na contagem de Bolores e Leveduras

 

A legislação que aborda os bolores e leveduras é a RDC 12 da Anvisa. Os valores permitidos variam de acordo com o produto. 

 

Para  purês e doces em pasta ou massa e similares, incluindo geleias, não comercialmente estéreis; doces em calda, não comercialmente estéreis (a granel), os valores permitidos são de:

 

Já no caso dos alimentos para imunosuprimidos e imunocomprometidos, excluídos os que serão consumidos após adição de líquidos, com emprego de calor, os valores são de:

Laboratório para contagem de bolores e leveduras

 

A Laboprime é especializada em análises de alimentos, incluindo a contagem de bolores e leveduras. 

 

Temos uma das melhores estruturas do sul do país e atendemos clientes em diferentes mercados. Por isso, com nossa equipe altamente qualificada, podemos oferecer a excelência em análises para sua empresa. 

 

Para saber mais, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Clientes